ter, 09/05/2017

Saiba mais sobre a Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) transporta atualmente cerca de 570 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção é que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A implantação das duas novas estações: Mendes-Vila Natal e Varginha, beneficiará os moradores do extremo sul de São Paulo, Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. O valor previsto para a obra é da ordem de R$ 860 milhões, dos quais R$ 500 milhões foram prometidos pelo Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade. Inclusive, em 04/12/2014, foi assinado o Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e o Governo Federal, visando a liberação dos recursos. Como, até agora, não houve o repasse financeiro, o cronograma foi afetado.

Entretanto, mesmo sem a verba federal, o Governo do Estado prosseguiu com os trabalhos, executando os contratos – que foram concluídos em 2016 – com recursos próprios, realizando os projetos, as desapropriações e reassentamentos necessários.  Durante todo esse período, a CPTM manteve inúmeras tratativas com a Caixa Econômica Federal e, a partir de outubro do ano passado, iniciou a publicação dos editais para conclusão das obras, de acordo com a ordem de aprovação pelo Ministério das Cidades – PAC.

Portanto, novas equipes de trabalho só serão contratadas após a assinatura da Ordem de Serviço com as empresas que vencerem o novo certame. O prazo previsto para a conclusão das obras será de 18 meses, contados a partir da nova data de ordem de serviço a ser emitida após o fim do processo licitatório.  Operação Linha 9  Devido à redução do número de usuários o intervalo médio entre os trens na Linha 9-Esmeralda aos finais de semana é de 10 minutos. O tempo pode variar de acordo com obras necessárias para a operação com segurança, sendo que os usuários são informados dos intervalos com antecedência pelo site www.cptm.sp.gov.br e pelas redes sociais. O sistema PAESE é acionado somente em caso de impossibilidade de o usuário seguir viagem, como paralisação de algum trecho devido à uma ocorrência.

VISÃO GERAL DA LINHA 9-ESMERALDA

• Extensão: 4,5 Km –  Obras: estações Mendes / Varginha + Pátio Varginha
  • Estimativa: 110 mil passageiros/dia útil
  • Recursos Investidos – desde 2013 – R$390 milhões (TESP)