Ir para conteúdo
sex, 02/06/2017

SSP contratou mais de 6.700 policiais civis

Em atenção à reportagem “Ministério Público pede que Justiça obrigue Estado a contratar policiais civis”, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, nesta sexta-feira, 2, a Secretaria de Segurança Pública informa que entre 2006 e 2016, período no qual o sindicado aponta uma perda de 6.071 agentes, foram contratados 6.225 policiais civis para diferentes funções. Além destes, a Pasta, mesmo diante da expressiva queda de arrecadação dos últimos anos, tem ampliado os quadros da Polícia Civil. Só neste ano, 474 novos policiais civis foram contratados e outros 686 estão em período de formação na Academia de Polícia e reforçarão o policiamento em todo o Estado após a conclusão do curso.

Importante destacar também que o déficit apontado pelo sindicato leva em consideração a 5 mil cargos de carcereiros, que foram extintos em razão do fechamento das carceragens em distritos policiais. A custódia dos presos foi migrada exclusivamente para o sistema penitenciário, sob a responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária. Aliás, este foi um dos motivos que levou a Justiça a negar a liminar do Sindpesp que solicitava a contratação de novos policiais para estas funções. A Secretaria de Segurança Pública trabalha continuamente para reforçar e equipar as polícias paulistas. Cabe ressaltar, no entanto, que o Estado deve obedecer aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, para toda contratação, deve ser observado o seu impacto orçamentário.

Em relação às outras denúncias apontadas pela reportagem, a Polícia Civil informa que foram instaurados dois inquéritos, que estão em andamento pela Delegacia de Polícia de Itapevi e pela DISE de Santo André. As unidades apuram as denúncias de usurpação de função por policiais militares, além de permitir aos agentes ampla defesa. Sobre o requerimento apresentado no 22º DP, não foi instaurado IP porque a requisição do sindicato foi instruída com informações erradas e o distrito aguarda a retificação.

← Voltar